O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido para que o órgão se manifeste sobre a eventual viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos para acompanhar a cerimônia de posse de Donald Trump, agendada para o próximo dia 20, em Washington (EUA).
Bolsonaro teve o passaporte retido pela Justiça desde fevereiro de 2024 depois que ele se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um suposto plano para dar um golpe de Estado.
Na última semana, a defesa de Bolsonaro apresentou um pedido ao STF para que o ex-presidente pudesse ir aos EUA para acompanhar a posse de Trump. Em resposta, Moraes disse que a solicitação não tinha os “documentos necessários”, já que a mensagem tinha sido enviada por um “endereço não identificado” e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”.
Já na última segunda-feira, os advogados de Bolsonaro disseram que ao ministro do STF que o convite para a posse de Trump é o próprio e-mail que foi apresentado e, por isso, consideram que a exigência de Moraes foi cumprida com a apresentação da mensagem, junto com sua tradução juramentada.
Descubra mais sobre MenezesVirtualEye
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.