Humaitá(AM) – O prefeito de Humaitá Dedei Lobo(UB), reuniu na manhã desta terça-feira(07), os membros do Comitê Permanente de Enfrentamento e Combate a Agravos no Município de Humaitá, para avaliar e estabelecer medidas prioritárias de enfrentamento a casos de Covid-19, Dengue, etc.
A reunião foi realizada no auditório “Castanheira”, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, SEDUC, gestores municipais, coordenadores da saúde, secretários municipais, vereadores, dentre outros.
A Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Sara Riça fez uma explanação da situação atual dos agravos em Humaitá, assinalando que nos primeiros 5 dias de janeiro, foram confirmados 15 casos de Covid-19. Já no dia 6, foram mais 15 casos, totalizando 30 casos somente nos primeiros seis dias de 2025.
A Secretária também explicou como será o fluxo de atendimento no Hospital Regional de Humaitá e nas UBS´s, em casos suspeitos de Covid-19, destacando que
“já foi montado um fluxo para que os pacientes tenham o melhor e mais rápido atendimento possível e ao mesmo tempo proteger aos profissionais que estão na linha de frente desses atendimentos”.
Dentre as recomendações dos profissionais de saúde estão a busca por atendimento inicialmente nas UBS´s, em casos sintomáticos de Covid-19, uso de máscaras de proteção e álcool, além de se evitar aglomerações. A Prefeitura irá também disparar uma campanha maciça de conscientização, utilizando os veículos de comunicação disponíveis, inclusive as mídias sociais.
PREFEITO PEDE APOIO DE TODA POPULAÇÃO
O prefeito de Humaitá Dedei Lobo, falando aos presentes, fez uma abordagem acerca da responsabilidade conjunta tanto do poder público, quanto das pessoas, assinalando que o cidadão é responsável pela adoção de medidas de proteção, no caso da Covid-19, quanto na limpeza de seus quintais, no caso da Dengue.
“O poder público tem o dever de cuidar da saúde da população, mas, cada pessoa também tem sua parcela de responsabilidade e dever agir para que possamos enfrentar os agravos da forma mais eficiente possível, e também adianto que o município irá adotar providências em relação a terrenos baldios, que são propícios para o acúmulo de lixo e consequentemente a proliferação do mosquito da Dengue, dentre outros insetos, animais peçonhentos, etc.”,
Para o prefeito Dedei Lobo é essencial que cada um, inclusive as instituições presentes em Humaitá façam sua parte, limpando suas áreas e promovendo campanhas de conscientização entre seus colaboradores. Por fim o prefeito determinou aos profissionais de saúde de Humaitá, que todas as medidas de prevenção sejam tomadas de forma prioritária, para que a população tenha todo o acompanhamento necessário.
MONITORAMENTO
Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde irá monitorar a evolução dos casos de Covid-19, para adotar novas providências, inclusive a reabertura do espaço de atendimento conhecido como “sentinela”, um local específico e adaptado para atendimento a pacientes com sintomas ou casos confirmados.
Fonte: SECOM/PMH