O alistamento militar feminino voluntário, que foi iniciado no dia 2 de janeiro, registrou no Amazonas, e, apenas dois dias, 471 inscrições de mulheres que querem entrar para as Forças Armadas. Apenas na capital foram 408 inscritas, o que coloca o Estado entre os mais procurados do Brasil, em quarto lugar entre os 27 Estados da Federação. No país, cerca de sete mil jovens já procuraram os locais de alistamento.
O período de alistamento segue aberto até o dia 30 de junho de 2025. As inscrições podem ser realizadas de duas formas: pela interne, através do site oficial de alistamento do Exército Brasileiro (www.alistamento.eb.mil.br) ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar presentes em diversos municípios.
A incorporação das mulheres voluntariamente alistadas ocorrerá somente em 2026. Para a cidade de Manaus, especificamente, estão disponíveis 43 vagas.
“O Comando Militar da Amazônia se alegra com o grande interesse das mulheres em servir ao Exército Brasileiro e reforça o compromisso de seguir trabalhando para o fortalecimento da nossa Instituição”, diz nota distribuída pelo CMA.