O WhatsApp tem recebido diversa melhorias nas últimas semanas. A rede social anunciou novos filtros e melhoria de resolução em chamadas de vídeo, por exemplo. O aplicativo ainda ganhou um novo indicador de digitação em um chat e anunciou a possibilidade de transcrição de áudios enviados por contatos.
Todas estas novidades foram confirmadas oficialmente pelo próprio app. No entanto, a maior expectativa era pelo lançamento de um novo recurso: um terceiro check de verificação de mensagens indicando que foi feito um print da conversa. O problema é que isso não está nos planos da companhia.
O mesmo rumor já havia surgido em outra oportunidade
De acordo com diversos rumores que se espalharam nas redes sociais nos últimos dias, o WhatsApp estaria desenvolvendo a nova função. A mesma hipótese foi levantada no fim de dezembro de 2021 (e claro, não se tornou realidade).
O recurso consistiria em um sinal que apareceria no canto inferior quando alguém fizesse uma captura de tela. O objetivo seria oferecer maior transparência aos usuários e proteger as informações dos grupos de aplicativos.
Algumas pessoas usam os prints para provar algo ou simplesmente vazar informações na internet. Dessa forma, a ferramenta ajudaria o usuário a descobrir quem fez a captura de tela daquela conversa.
A iniciativa parece bastante válida, mas não passa de um boato. Fontes ligadas ao próprio WhatsApp negaram o desenvolvimento da nova função.
WhatsApp impede prints em casos específicos
- Atualmente, a rede social não deixa os usuários fazerem prints da imagem de perfil de outras pessoas.
- Quem tentar isso vai se deparar com uma tela escura.
- Segundo a rede social, o objetivo é “proteger a privacidade” das pessoas.
- Além disso, o app não permite prints de imagens de exibição única.
- O resultado é o mesmo do citado anteriormente: o aparecimento de uma tela completamente escura.