Um vídeo íntimo está circulando nesta segunda-feira (23), após ser atribuído à atriz Alessandra Negrini. Nas imagens, uma mulher aparece se masturbando, mas com o rosto mascarado pelo da atriz brasileira, graças ao uso de tecnologia de inteligência artificial conhecida como deepfake. A técnica consiste em sobrepor o rosto de uma pessoa em outro corpo de forma altamente convincente, o que tem levado muitos a acreditarem que se trata de Alessandra Negrini. As informações são do Portal Tucumã.
A atriz ainda não se pronunciou oficialmente sobre o vídeo, mas especialistas em tecnologia e crimes cibernéticos alertam para a gravidade da situação. Criar conteúdo falso utilizando a imagem de outra pessoa sem autorização é considerado crime, podendo ser enquadrado em diferentes legislações, como o Código Penal, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os deepfakes de conteúdo pornográfico não só configura difamação, como também pode ser punida por danos morais, além de outros crimes relacionados ao uso indevido de imagem.
VÍDEO: