A ponte Juscelino Kubitschek, que liga Tocantins e Maranhão pela BR-226, desabou por volta das 14h50 deste domingo (22), deixando uma jovem de 25 anos morta e duas pessoas feridas. O vereador de Aguiarnópolis, Elias Junior (Republicanos), registrou momentos antes do colapso, enquanto mostrava rachaduras na estrutura.
O vídeo compartilhado pelo vereador nas redes sociais evidencia a falta de manutenção da ponte, que sofria com o intenso tráfego de veículos pesados. Durante a gravação, o asfalto cedeu, gerando pânico entre os presentes. Veículos cruzavam a ponte no momento da queda, incluindo uma caminhonete e uma motocicleta, que parou antes de entrar na área danificada.
Descaso e corrupção endêmica do governo ceifam vidas de cidadãis trabalhadores usurpados em impostos. Este vereador já havia alertado que a ponte iria cair. Todavia o DNIT está preocupado com outra coisa, menos com estradas. pic.twitter.com/2dKF6M8xSr
— Gilberto Piauí (@Gilbert76613422) December 22, 2024
Mobilização para socorro e investigação
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmaram a interdição total da BR-226 e enviaram reforços ao local. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), mobilizou Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Centro Tático Aéreo (CTA) para o resgate.
“O governo está à disposição para prestar socorro e garantir alternativas provisórias para o tráfego na região”, afirmou o governador.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) investiga as causas do acidente e avalia medidas emergenciais.