A indústria de eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) está movimentada e a Joby pode ter acabado de tomar a dianteira na corrida. A empresa concluiu uma série de voos de demonstração na Coreia do Sul e garantiu certificados para seu carro voador em três países importantes: Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
A Joby já havia se destacado por ser uma das primeiras companhias do setor a concluir a construção da primeira aeronave da sua linha de produção – e com certificação para voar.
Joby participou de demonstração do carro voador na Coreia do Sul
Como reportou o Autoevolution, a Joby se tornou a primeira empresa de eVTOLs a concluir uma série de voos de demonstração. O feito aconteceu durante o K-UAM Grande Challenge, um evento de carros voadores esportivos que faz parte de um programa governamental do Ministério Coreano de Terras, Infraestrutura e Transporte. O objetivo é confirmar a segurança dos modelos em ambientes urbanos, a fim de iniciar a comercialização a partir de 2025.
A Joby não fez apenas um voo. O carro voador da empresa realizou uma série de demonstrações ao longo de uma semana inteira (incluindo um voo em larga escala) para demonstrar suas capacidades e pontos fortes.
O encerramento do evento contou com um voo final na frente de 200 convidados, incluindo autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
Empresa ganhou certificado para operar
- Com o feito, o carro voador da Joby ganhou certificado de aeronavegabilidade na Coreia do Sul, onde já pode iniciar os serviços de táxi aéreo;
- A empresa também tem licença para voar no Japão e nos Estados Unidos;
- Inclusive, nos EUA, a Joby concluiu o quarto protótipo da aeronave que entrará em produção e já confirmou a cidade de Dayton, em Ohio, como o local de fabricação em escala comercial.