O Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM) promoveu, neste sábado (14/12), a última reunião ordinária da sigla em 2024, na sede do partido, localizada na avenida Constantino Nery, no Centro, zona Sul de Manaus/AM. No encontro, o presidente do Diretório Estadual, deputado Sinésio Campos, avaliou como positivo o desempenho da sigla nas Eleições 2024 no estado.
Sinésio, que está em seu oitavo mandato como deputado estadual, encerrou a reunião com um discurso de agradecimento e relembrou a campanha do PT Amazonas no interior do estado amazonense. Afinal, o PT elegeu dois prefeitos, três vice-prefeitos e 26 vereadores no Amazonas.
“Quero agradecer a cada companheiro, pelo esforço de cada filiado, de cada filiada, por manter vivo esse partido importante para a sociedade amazonense. Agradeço pela nossa caminhada em 2024. O resultado nas eleições nos mostra que o partido está no caminho certo, novamente em franco crescimento. Elegemos dois prefeitos, de São Gabriel da Cachoeira (Egmar Curubinha) e Urucurituba (Leôncio Tundis), mais três vices, e para fechar, tivemos 26 companheiros eleitos para as Câmaras Municipais”,
O sociólogo e membro do Partido dos Trabalhadores no Amazonas Lúcio Carril afirmou que o encontro realizado neste sábado pautou as estratégias da sigla para 2025, como por exemplo, a reaproximação do partido com a classe trabalhadora.
O ex-deputado federal Marcelo Ramos, que disputou o cargo de prefeito de Manaus pelo PT nas Eleições de 2024, fez uma análise da conjunta nacional do país e ressaltou que a unidade do partido é vital para as conquistas da sigla no campo progressista amazonense.
“Falo a vocês sobre a unidade do partido, e peço aos nossos militantes, aos companheiros, para que não invistam seu potencial em brigas internas. Temos de ter convergências para que a esquerda se una mais uma vez e vença as eleições futuras. Temos de ter candidaturas ao senado e à Câmara Federal em 2026. Mas tudo isto só avança com união, com unidade dentro do partido”, disse o ex-deputado federal.
Altermir Viana, consultor político e sociólogo, também destacou a retomada do partido em conquistas nas Eleições de 2024, após aproximadamente 12 anos.
“Nós tivemos um crescimento muito grande dos anos 2000, no primeiro governo Lula, consolidando até 2012, quando a gente ficou aqui no um Amazonas com 6 prefeituras e 54 vereadores. Depois diminuímos no Brasil inteiro e aqui também. Em 2024, nós voltamos a crescer; mantivemos nossos dois prefeitos de São Gabriel, que é pela sexta vez o PT vai governar, e de Urucurituba, que vamos governar pela quinta vez”, destacou Altermir.
O secretário estadual de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, Robson Bastos, trouxe novidades como a criação do site oficial do PT no Amazonas, que já se encontra em desenvolvimento e será lançado nos próximos dias.
“Mais uma ferramenta importante para a sociedade no combate à desinformação, as fake news, e informar a toda a população amazonense sobre todas as ações do partido do povo brasileiro”, disse.
Por fim, a secretária estadual de Organização do Partido dos Trabalhadores, Dra. Dizioneide Barroncas, destacou a participação da presidente da Fetagri (Federação dos Trabalhadores Rurais Agrocultores e Agrocultoras Familiares), Edjane Rodrigues, e do diretor, Milton Sérgio, onde explanaram sobre o fortalecimento da agricultura familiar e o maciço apoio dado pelo Governo Lula ao setor primário.
Encontro
O encontro contou com a participação ainda de Dizioneide Barroncas, secretária Estadual de Organização do PT-AM; de Gilza Batista, secretária Estadual de Mobilização do PT-AM; de Carol Rego, secretária Estadual de Formação Política do PT-AM; e de Valdemir Santana, presidente do Diretório Municipal do PT.