Um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, morreu na noite de sexta-feira (13) enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, após imagens mostrarem o paciente desacordado, sentado em uma cadeira da unidade, sendo retirado pelos funcionários e colocado em uma maca.
Testemunhas que estavam na UPA no momento do ocorrido relataram que o paciente chegou à unidade gritando de dor, mas, mesmo assim, teve que aguardar atendimento. Foi somente após outros pacientes começarem a gritar dizendo que ele havia morrido que os funcionários o atenderam. A demora no atendimento gerou indignação entre aqueles que estavam no local.
Veja o vídeo
Homem morre enquanto aguardava atendimento na UPA, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo relatos, José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, deu entrada na unidade com fortes dores no corpo. pic.twitter.com/9SwgmMySBL
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) December 14, 2024
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada e, em nota, informou que a coordenação da UPA Cidade de Deus abriu uma sindicância para apurar o caso. A SMS afirmou que irá usar as imagens e os registros dos prontuários médicos para investigar as circunstâncias que levaram à morte do paciente.
Segundo os relatos iniciais dos profissionais da unidade, o paciente estava lúcido e entrou na UPA caminhando, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local. Dados do sistema indicam que a classificação de risco foi realizada às 20h30, e, poucos minutos depois, a equipe médica foi acionada, pois o paciente havia perdido a consciência. Ele foi encaminhado para a Sala Vermelha, onde recebeu atendimento, mas infelizmente não resistiu, sendo constatada a parada cardiorrespiratória.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a apuração da causa da morte.