Menu

Operação do MPAM: policiais são presos após agredirem comerciante no bairro Colônia Santo Antônio; veja vídeo

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

Manaus – Quatro policiais militares envolvidos na agressão e prisão forjada de um comerciante no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte de Manaus, no início da semana, foram presos preventivamente na manhã deste sábado (14), na operação “Forja”.

A ação foi desencadeada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp), com o auxílio operacional de agentes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrimo/MPAM), do Departamento de Justiça e Disciplina da PM e do Comando da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom/CPA Norte).

O relatório do CPA Norte da Polícia Militar, por outro lado, acusva o comerciante de envolvimento com tráfico de drogas e afirma ter apreendido porções de entorpecentes no local. A divergência entre as versões deu início a uma investigação que culminou na operação deste sábado.

Os quatro policiais detidos, que pertenciam ao Comando de Policiamento (CPA) Norte, foram encaminhados para a Delegacia Geral de Polícia para os procedimentos iniciais e, posteriormente, ao Centro de Detenção Provisória da PM, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Veja o vídeo

Investigação e prisão preventiva

As prisões preventivas foram autorizadas pelo juiz Fábio Lopes Alfaia, em atendimento à solicitação do promotor Armando Gurgel, titular da 60ª Proceapsp, e decorrem após o vazamento do vídeo em que os policiais militares aparecem abordando uma pessoa que estava em um comércio, sentada, quando recebeu foco de luz na face, sendo imediatamente algemada, agredida e presa em flagrante por tráfico de drogas.

Com o avançar das investigações, ao analisar o inquérito e comparar com o vídeo, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva dos policiais. Sem saberem que foram filmados, os PMs registraram no Boletim de Ocorrência que o comerciante foi abordado e preso em via pública com droga. Na abordagem, segundo os PMs, o suspeito ainda teria entregue mais drogas, cenário adverso do registrado em vídeo.

Os quatro policiais detidos, todos da 18ª Cicom, foram presos e se encontram recolhidos no Batalhão da PM. Eles deverão responder por vários crimes, de acordo com o promotor Armando Gurgel, entre eles, extorsão, tráfico de drogas, falsidade ideológica, tortura e abuso de autoridade.

plugins premium WordPress