Com um orçamento de R$ 31,5 bilhões, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), já traçou as metas de sua gestão para 2025, seu penúltimo ano no comando do estado, destacou o jornalista Thiago Botelho, da coluna Sem Mimimi, nesta terça-feira (10).
Conforme Botelho, o principal objetivo de Wilson é levar ações do governo para mais perto da população, sobretudo em Manaus. A ideia, segundo ele, é que o mandatário reforce a imagem de político que tem o “cheiro do povo”.
“Essa estratégia, claramente, acena para 2026, quando Wilson terá que tomar uma decisão: ou termina a gestão e tenta eleger seu sucessor ou deixa o cargo em março para disputar uma das duas vagas no Senado”, comentou.
“Independentemente de qual será seu destino, fato é que o governador está nitidamente entusiasmado de ficar mais próximo das pessoas e, desta forma, reduzir ainda mais a rejeição de sua gestão na capital”, analisou o jornalista.
Para isso, vai reforçar, por exemplo, o projeto Governo Presente, que atendeu quase 100 mil pessoas neste ano e terá continuidade em 2025.
As ações incluem a emissão de documentos, atendimentos médicos e outros serviços de cidadania, ampliando a inclusão social em diversas regiões de Manaus.
Entre as várias diretrizes de trabalho para o próximo ano, serão destaque dentro do escopo principal de aproximação com a população o quarteto: saúde, segurança, habitação e educação.
Habitação
Um dos carros-chefes neste ano, a habitação continuará sendo priorizada em 2025, com a entrega de novas moradias por meio dos projetos Prosamin+ da Sharp, Manaus 2000 e Residencial Maués. Além disso, o Feirão Amazonas Meu Lar terá edições bimestrais para facilitar o acesso da população à casa própria.