O Bradesco anunciou nesta segunda-feira, 9, que vai começar a testar o Pix por aproximação a partir de janeiro de 2025. O recurso está sendo desenvolvido pelo banco em parceria com a Cielo.
Inicialmente, apenas maquininhas Cielo estarão habilitadas para receber Pix por aproximação de clientes Bradesco, mas gradativamente a ferramenta será estendida para outras maquininhas.
“A novidade representa um grande avanço para a praticidade das transações. Com o Pix por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless”, afirmou Marcos Cavagnoli, diretor de Produtos Digitais do Bradesco.
No início de novembro, o Banco Central anunciou que estava desenvolvendo em parceria com o Google uma tecnologia semelhante, que também permite Pix por aproximação, neste caso via Google Wallet, a carteira digital do Google. Clientes do Itaú, C6 Bank e Pic Pay já conseguem utilizar a funcionalidade em maquininhas da Rede, companhia de adquirência do Itaú.
Como vai funcionar?
Clientes do banco poderão realizar pagamentos Pix apenas aproximando o celular de maquininhas. A opção do Pix por aproximação estará disponível para acesso na tela inicial do app Bradesco, sem a necessidade de logar no aplicativo do Banco.
Por meio do chamado iniciador de pagamentos, será possível cadastrar o Pix em carteiras digitais e pagar por aproximação, do mesmo jeito que é possível para cartões de crédito e débito.
Meio de pagamento favorito do brasileiro
A expectativa do mercado com a chegada da tecnologia do Pix por aproximação é de um crescimento ainda maior das transações nesta modalidade no Brasil, que bateu ultrapassou pela primeira vez a marca de 250 milhões de transações em um único dia, na última sexta-feira, 6.
Segundo levantamento do Banco Central, este ano o Pix ultrapassou o dinheiro pela primeira vez como meio de pagamento favorito do brasileiro atingindo 46,1% de preferência contra 41,7% de dinheiro.