O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destacou o empenho do Governo do Estado na articulação e apoio aos municípios.
“O governador Wilson Lima abraçou a causa, colaborando com o Unicef para mobilizar os municípios na execução das ações e cumprimento das metas exigidas. O resultado foi 29 municípios certificados, três vezes maior que na edição passada, quando apenas oito alcançaram as metas”, disse.
As cidades certificadas passam a fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente pelos avanços em favor da infância e da adolescência. Com a certificação, a logomarca do Selo Unicef também poderá ser utilizada pelos municípios, o que dá visibilidade, abertura e benefícios em avanços em outros projetos.
Para chegar a bons resultados, Humaitá se empenhou em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes de violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Os 29 municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.
Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.