As empresas Pomar, Compasso, Best, Ecoagro e Iza vão tocar a maior obra da administração do governador Wilson Lima (PSC): a reforma e modernização da rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, que vai custar R$ 366.051.861,42, sendo R$ 220 milhões oriundos de emenda parlamentar apresentada pelo senador Omar Aziz (PSD) e o restante de recursos próprios do Estado. A promessa é de gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, movimentando todos os setores das cidades contempladas direta ou indiretamente pela rodovia.
As obras serão executadas do quilômetro 13 ao quilômetro 263,40 e incluirão o alargamento da pista, que passa a ter 11 metros de largura, contando com mais 1,5 metro de cada lado nos acostamentos; pista de rolamento com sete metros de largura, sendo 3,5 metros de cada lado.
A pista terá tratamento superficial duplo com brita, que consiste em uma mistura de material betuminoso em duas camadas, com a aplicação de mais cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), proporcionando uma espessura total de quase dez centímetros, sinalização horizontal e vertical, incluindo a pintura de faixas reflexivas em 250,40 quilômetros da via.
Para dar agilidade aos trabalhos, a Seinfra trabalhará com cinco frentes de obra distintas entre a capital e a sede do município de Itacoatiara. Cada uma será tocada por uma empresa do consórcio.
Segundo o Estado, a nova AM-010 proporcionará mais segurança no tráfego dos motoristas, reduzindo os índices de acidentes nas vias, promoverá mais agilidade ao trânsito, além de contribuir para a distribuição das mercadorias dos municípios contemplados, como a produção hortifrutigranjeira de Itacoatiara e a produção de laranja de Rio Preto da Eva.
Veja o edital: