O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), compartilhou nesta 2ª feira (18.nov.2024) uma publicação em seu perfil no X em tom crítico ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Milei está no Rio para a Cúpula de Líderes do G20 e foi recebido com indiferença pelo presidente brasileiro.
A publicação mostra Lula cumprimentando outros líderes com apertos de mão e abraços sorridentes, como Emmanuel Macron (França), Narendra Modi (Índia) e Pedro Sánchez (Espanha). Na vez de Milei, o gesto é frio e protocolar. O vídeo corta então para o presidente argentino se encontrando com Jair Bolsonaro (PL) e o cumprimentando efusivamente.
“É melhor manter os esquerdistas e os comunistas afastados”, diz o post, em espanhol.
A los zurdos y comunistas mejor tenerlos lejos. pic.twitter.com/ALHNLlh5qw
— Ramiro Marra (@RAMIROMARRA) November 18, 2024
Milei criticou o atual modelo de governança global em seu discurso no G20 nesta 2ª feira (18.nov). Segundo ele, o que era para ser uma cooperação entre países cria barreiras e imposições a quem pensa diferente.
A Argentina de Milei travou as negociações na declaração final do G20, mas cedeu no fim e decidiu assinar o documento. Antes disso, não iria participar da Aliança Global Contra a Pobreza e a Fome idealizada por Lula na presidência do G20, mas, pouco tempo depois do lançamento, os argentinos também entraram no mecanismo.