Através de um ofício enviado à Associação Uruguaia de Futebol, a Conmebol pediu que o Ministério do Interior e o Peñarol garantam não só a presença, mas também a segurança dos torcedores do Botafogo que pretendem acompanhar o clube no jogo de volta das semifinais da Libertadores, no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
Sendo assim, o Peñarol precisa, por escrito, fornecer as garantidas necessárias para a realização da partida com a presença da torcida visitante, conforme é previsto no regulamento da competição. Caso não sejam entregues, o duelo será com portões fechados.
Veja o que diz o pedido:
“Solicitamos que o Ministério do Interior d República Oriental do Uruguai conjuntamente com o Club Atlético Peñarol, garantam por escrito que tenham condições de segurança necessárias para a realização do encontro com a presença de ambas partes, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes de 29 de outubro, às 10h (do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva o direito de:
- Estabelecer que a partida das semifinais se jogue sem público, ou
- Transferir a partida para outro local, conforme disposto no Art. 4.2.2 del Manual de Clubes.
Até o momento, 1.600 ingressos já foram comercializados para a torcida alvinegra – muitos que já desembarcaram em solo uruguaio.
Na manhã desta segunda-feira (28), o Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli endereçou um comunicado ao presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso, vetando a presença de alvinegros no estádio do Peñarol.
Até por conta da medida, a equipe uruguaia planejava comercializar os 10 mil ingressos referentes ao setor utilizado pela torcida gloriosa.