O Vasco teve mais sorte que juízo em São Januário nesta segunada-feira (28). Com um primeiro tempo de almanaque, o Cruzmaltino abriu 3 a 0 mas quase viu a vantagem escapar em um segundo tempo irreconhecível. Graças ao show de Payet, que marcou dois gols e Emerson Rodríguez, que também deixou o seu, o Vasco venceu o Bahia por 3 a 2 e a chance da Libertadores é realidade.
O Vasco brincou de jogar bola no primeiro tempo. Com um time muito ofensivo, Rafael Paiva acertou na escalação e o resultado foi o melhor início do Vasco em uma partida no ano. Payet comandou as ações desde o primeiro minuto e o Vasco foi premiado já aos 11 minutos. Puma Rodríguez chutou da entrada da área e contou com o rebote de Marcos Felipe, que espalmou nos pés de Emerson Rodríguez e o colombiano abriu o placar.
Em seguida, Payet botou a bola debaixo do braço e ditou o ritmo do jogo. Rayan sofreu um pênalti e o francês ampliou o marcador. Logo depois, de fora da área, Payet limpou a defesa e chapou no canto do goleiro, abrindo 3 a 0 com 30 minutos e a torcida em êxtase.
Com 37 minutos, Rogério Ceni estava insatisfeito com a equipe e promoveu as entradas de Ademir e Luciano Rodríguez, que deram efeito imediato. Poucos depois, Ademir cruzou e Luciano cabeceou sem chances para Léo Jardim, diminuindo o placar para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Bahia voltou muito melhor e criava cada vez mais chances. Antes do segundo gol, teve duas chances e contou com a sorte. O Vasco se mostrava cansado já a partir dos 20 minutos e permitiu o Bahia incomodar em todos os ataques.
Aos 29, em roubada na saída do Vasco, Thaciano saiu na cara do gol, finalizou e no desvio de Léo Jardim, a bola sobrou para Ademir cabecear para o gol. Os 15 minutos finais foram todos do Bahia. Éverton Ribeiro, de falta e Ratão, sozinho sem goleiro, não conseguiram marcar e empatar para os visitantes.
Com a vitória, o Vasco chega a 43 pontos e pensa na vaga para a Libertadores. A classificação para a Sul-Americana parece garantida e agora o Cruzmaltino vai em busca do objetivo maior. O time volta a campo só na próxima terça-feira, no clássico contra o Botafogo.