O veículo Tesla Model S Plaid foi revelado durante um evento na última quinta-feira (10), em Fremont, na Califórnia (Estados Unidos).
Elon Musk chegou à apresentação dirigindo o veículo, onde foram apresentadas diversas informações sobre o modelo topo de linha da empresa.
O veículo mais caro e rápido da marca já conta com 25 unidades entregues ao proprietários, e está disponível para compra no site oficial da Tesla.
O preço oficial do Tesla Model S Plaid é de US$ 130 mil (aproximadamente R$ 660 mil no câmbio atual), e por enquanto, são produzida apenas algumas centenas de unidades a cada semana.
Veículo Tesla Model S Plaid rivaliza com consoles
O sistema de entretenimento a bordo que rivaliza com consoles utiliza a mesma GPU encontrada no Playstation 5 (AMD RDNA 2), e o sistema foi demonstrado por Musk, que mostrou o jogo Cyberpunk rodando.
Esse sistema fica para os passageiros do banco de trás, no display que é embutido na parte traseira do console central que também é capaz de carregar os smartphones via wireless.
Especificações do veículo
O Model S Plaid pode atingir uma velocidade de 320 km/h, mas não apenas isso! O veículo elétrico alcança 100 km/h em 1,99 segundos e cobre um quarto de milha (402 metros) em apenas 9,23 segundos, na velocidade de 248 km/h.
O veículo conta com três motores elétricos equipados, capaz de produzir uma potência total de 1020 cavalos.
Já na parte de carregamento, é possível repor 300 km de energia em somente quinze minutos, sendo que sua autonomia (com uma só carga) é de 627 km.
Musk também anunciou que uma versão com bateria maior, de 663 km, será comercializada ainda neste ano.
No interior do veículo, os assentos foram redesenhados da primeira e segunda fileira, ampliando o espaço interior e foram implementados três monitores interativos e uma central de entretenimento com 17 polegadas, onde o motorista pode customizar aplicativos e conteúdos.
Bomba de calor modificada
Uma bomba de calor modificada foi apresentada durante a apresentação, e é responsável por atuar na mecânica para redistribuir de forma mais eficiente a energia térmica.
Assim, o motor gera calor durante o funcionamento e pode ser usado para aquecer os bancos do carro e também para o desempenho do veículo.
Além disso, ela também poderá aumentar o alcance do modelo em 30% no inverno e reduzir os custos de energia em até 50% “sem perder a eficiência”, de acordo com Musk.