O candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), disse que o prefeito David Almeida (Avante) teve quatro anos para realizar a construção do Hospital Municipal de Manaus, porém afirmou que não fez. A declaração veio após David Almeida ser questionado por Amom Mandel (Cidadania) se vai construir a unidade de saúde caso eleito, no debate da tarde desta quarta-feira (09), promovido pela TV Norte Amazonas.
“Como seria bom viver na cidade de Manaus na cabeça do David Almeida. A realidade é que tem 500 mil manauaras sem acesso à saúde primária. Prometeu o hospital e não fez, teve quatro anos para fazer e não fez. Você tinha era que se explicar porque não fez o hospital. Prometeu um parque de imagens e nem isso conseguiu fazer”, disparou Alberto Neto.
Na tréplica, David Almeida defendeu que não construiu o Hospital Municipal de Manaus porque quando assumiu a Prefeitura de Manaus, alegou que apenas 47% da cidade tinha cobertura de saúde básica.
Alberto Neto relembrou a fala de David Almeida, na qual afirmou que é “cultural” a população ir em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para pegar fichar e tentar marcar uma consulta. “As pessoas estão acordando de madrugada com risco de serem assaltadas, para serem humilhadas e o prefeito dizer que é cultural para pegar um papelzinho, e se conseguir esse papel, não conseguir fazer seus exames e nem conseguir o remédio”, finalizou o candidato do PL.
David Almeida ainda disse que em sua gestão os desafios na área da saúde foram resolvidos e que ainda colaborou com a saúde na média e alta complexidade. David Almeida ainda alfinetou o adversário ao dizer que Manaus é referência nacional em atenção primária: “A cidade de Manaus hoje, é referência do Brasil. A sua falta de conhecimento te traz a essa situação. Nós estamos mudando essa realidade e sem dúvida alguma, hoje Manaus é uma das cidades do Brasil em atenção primária”, disse.