A Prefeitura de Manicoré está com uma frente de obras por toda cidade e assim a mesma através da SEINFRA está realizando uma ação de limpeza e desobstrução de bueiros.
A força tarefa omeçou dia 1 de outubro e vai se estender por todos os bairros da cidade, as equipes estão seguindo um cronocrama feito pelo Nelysson que é o secretário da SEINFRA, onde o mesmo nos relatou que os trabalhos começaram a ser feitos pelos bairros IPASEA, Rosário e Manicorezinho.
Nelysson informou que essa ação foi feita por um pedido do prefeito Lúcio Flávio, pois o gestor pediu prioridade e urgência em todo serviço, Já visando o período chuvoso que é muito intenso e causa muito transtornos a população.
“A ação preventiva tem o intuito de deixar os bueiros limpos, para que no período das chuvas que se aproxima, os problemas de acúmulo de água não se agravem”, ressaltou Lúcio Flávio.
O secretário informou que esse serviço é a continuidade dos trabalhos preventivos de manutenção nas redes de drenagem superficiais e profundas da cidade, e essa força-tarefa de limpeza e desobstrução de caixas coletoras, popularmente conhecidas como bueiros, vai ser feito em todos os bairros de Manicoré.
De acordo com o secretário, o lixo jogado de forma inadequada na rua é levado pela chuva e vai parar nas redes de drenagem e galerias da cidade provocando inundações, entupimentos e rompimentos das tubulações e manilhas.
O lixo descartado de forma irregular sempre volta para população em forma de problema. A força-tarefa foi montada pela Seminf, para desobstruir e limpar as caixas coletoras e manilhas das redes de drenagem da cidade, proporcionando assim o escoamento corretos das águas das chuvas.
Segundo Nelysson, a população precisa fazer a sua parte para manter os bueiros livres de resíduos, acondicionando corretamente o lixo doméstico.
“Estamos trabalhando manualmente com todos os cuidados necessários para minimizar os impactos que o período chuvoso sempre provoca na cidade durante este período. Mas é importante lembrar que a manutenção da limpeza das ruas é de responsabilidade de todos e não apenas do poder público. A limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem realizadas hoje necessita do compromisso de cada cidadão, no sentido de não jogar lixo nas ruas, contribuindo assim com a prevenção de enchentes e inundações na cidade”, enfatizou o secretário.