O falso laudo médico distribuído por Pablo Marçal (PRTB) para associar o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP, à direita na foto) ao uso de cocaína serviu até para o presidente Lula (à esquerda na foto) posar de combatente de mentiras.
“É importante que a Justiça leve conta que a gente não pode mais fazer campanha com alguém que só sabe provocar, que só sabe mentir, que só sabe ofender as pessoas”, disse o petista, durante comício de Boulos pela Prefeitura de São Paulo neste sábado, 5.
Lula, que não é exatamente um amigo da verdade, lamentou que “a Justiça, às vezes, leva tempo para julgar e, quando julga, já acabou as eleições”. “Nós temos casos [em] que o resultado vem quatro, cinco meses após as eleições”, finalizou o petista.
Mentira
Uma busca rápida nos arquivos de O Antagonista leva a alguns exemplos das mentiras contadas por Lula: Lula mostra como Lula mente, Lula mente sobre Petrobras e envolve EUA em teoria conspiratória, Lula mente e incita o ódio contra Israel, Irresponsável Mente, e por aí vai.
Na sexta-feira, 4, Ricardo Kertzman chamou a atenção para outra mentira (Lula, avião, Deus, Boulos e a falta de vergonha para pedir voto) de um político que ficou famoso por ter sido filmado ao se gabar de ter mentido sobre os números da fome no Brasil em suas viagens ao exterior.
Oportunismo
A reação oportunista de Lula deixa mais claro o tamanho da irresponsabilidade cometida por Marçal a um dia da votação que deve definir o segundo turno na capital paulista.
Todas as pesquisas de intenção de voto apontam para o crescimento do ex-coach na última semana da campanha, o que torna ainda mais difícil de entender por que o candidato resolveu divulgar um laudo médico cheio de furos.
Caso essa última cartada impeça Marçal de passar para o segundo turno, será um pouco mais difícil para ele culpar o “sistema” pela derrota.