Lixo pelo chão, paredes pichadas, falta de iluminação, cheiro forte de urina e fezes, estrutura danificada e ônibus precários. Esses foram alguns dos problemas relatados pela população ao candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União), durante inspeção ao T4, Terminal de Integração situado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
“Aqui falta o básico. Limpeza, infraestrutura, segurança. A Guarda Civil Municipal não está presente. É um triste retrato da situação geral dos terminais de ônibus de Manaus, que estão todos abandonados. A gente precisa ter uma reorganização e isso nós vamos fazer quando a gente chegar à frente da Prefeitura de Manaus”, afirmou Roberto Cidade.
Ele dialogou com usuários do transporte coletivo e trabalhadores que atuam no terminal, um dos mais movimentados da capital amazonense. Trabalhando no local há mais de 20 anos, a vendedora Carmen Pimentel, 46, disse que o sentimento é de abandono.
“As bancas estão todas apodrecidas, esquecidas pelas nossas autoridades. Depois que o atual prefeito entrou, ele nunca veio nos beneficiar e nada. Nossa situação é precária. Quando chove, chove mais dentro do que fora, e a nossa situação atual é essa, total abandono”, desabafou a vendedora.
Durante a visita ao T4, Cidade deu detalhes de como irá, por exemplo, reforçar a segurança nos terminais de ônibus, Unidades Básicas de Saúde e escolas.
“Manaus precisa de um prefeito que arme e aumente o efetivo da Guarda Municipal. O que os trabalhadores que frequentam aqui me relataram? Que a Guarda, quando passa, é no carro e com o vidro fechado. Gastou-se muito dinheiro com parada de ônibus milionária, com tinta e pincel para maquiar a cidade de Manaus, mas esqueceram do básico”, acrescentou Cidade.
A técnica de enfermagem Jéssica Simões, 55, reclamou da falta de iluminação e segurança. “Tudo escuro, na passarela não tem uma lâmpada, os ônibus geralmente estão quase todos caindo aos pedaços. Todos os dias tem assaltos, principalmente [nas linhas] 652, 678, que são os ônibus que eu pego. Eu já sofri vários assaltos. Tem assalto dentro do terminal”, afirmou.
Além de armar e ampliar o efetivo da Guarda Municipal, o Plano de Governo do deputado da coligação “Manaus Merece Mais” prevê a instalação de 12 UPAs em todas as zonas da capital, além da implantação do Auxílio Municipal Permanente para 50 mil pessoas, entre outros pontos importantes para Manaus.