Manaus/AM – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para apoiar a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no próximo domingo (18). A decisão, publicada no Diário Oficial da União, destaca o emprego de 135 agentes da FNSP e um total de 1.885 servidores, incluindo policiais federais, rodoviários, e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Força Nacional atuará em oito estados: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima. As equipes chegarão aos estados na sexta-feira (16) e permanecerão até segunda-feira (19), reforçando a segurança e logística do certame.
No Rio de Janeiro, a FNSP já está em operação, enquanto no Amazonas, os municípios de Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira serão atendidos. Em Mato Grosso do Sul, a ação ocorrerá em Corumbá. No Pará, cinco municípios terão apoio da FNSP: São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção. Nas demais localidades, as tropas reforçarão a segurança estadual.
A Força Nacional, composta por bombeiros, policiais e peritos, foi criada há 20 anos e seu emprego é autorizado pelo Ministério da Justiça. A ação visa garantir a ordem pública e a segurança durante o concurso.