Menu

Botafogo banirá torcedor que foi flagrado fazendo gestos racistas para torcida do Palmeiras no Nilton Santos

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Clube afirma que "vergonha" ocorrida na partida da Libertadores "precisa ser exemplarmente punida". Torcedor era funcionário da Prefeitura de Maricá, e foi demitido nesta quinta-feira

O Botafogo afirmou que banirá o torcedor que foi flagrado fazendo gestos racistas para a torcida do Palmeiras ontem, no estádio Nilton Santos, na partida das oitavas de final da Libertadores. Por meio de nota oficial, o clube afirmou que a “vergonha” ocorrida “precisa ser exemplarmente punida”, e que está colaborando com todas as autoridades de segurança na investigação do caso.

Conforme já havia sido apurado pelo GLOBO, o alvinegro identificou o torcedor e encaminhou as imagens e sua identidade para a Polícia Civil. Da mesma forma, não pretendia divulgar o nome, já que as autoridades precisavam confirmar as informações. Com isso resolvido, o clube pôde aplicar uma sanção, que será o banimento do estádio.

A reportagem do GLOBO entrou em contato com a Polícia Civil, que afirmou que instaurou inquérito através da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). As diligências estão em andamento para apurar os fatos.

Nesta quinta-feira, foi descoberto que o torcedor é Vinícius Ramos, morador de Maricá e, até então, funcionário da Prefeitura do município, na Secretaria de Ciência e Tecnologia. Porém, após a ocorrência, ele foi demitido do cargo. A notícia foi dada inicialmente pela “Inter TV” e confirmada pelo GLOBO.

Por meio de nota oficial, o prefeito do município, Fabiano Horta, que é torcedor botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais.

Veja nota oficial do Botafogo:

Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O “torcedor” que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis.

Racismo é crime — e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.

Juntos, faremos o Botafogo e o Futebol um exemplo de respeito e igualdade.

Veja a nota oficial da Prefeitura de Maricá:

A Prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinícius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O prefeito Fabiano Horta, botafoguense, condenou com veemência os sucessivos casos de racismo no futebol: “O racismo é um crime que fere o ser humano em sua dignidade, e a nossa gestão não tolera qualquer forma de preconceito”. A Prefeitura já informou ao clube e às autoridades policiais.

Relembre o caso

O momento, gravado pelo jornalista Tossiro Neto, aconteceu quando as duas torcidas trocavam provocações. Tossiro estava presente no setor dos palmeirenses do Nilton Santos. É possível ver que o botafoguense aparece fazendo imitações de macaco e mostrando a pele branca para os rivais.

No registro que circula nas redes sociais, o homem aparece na companhia de pelo menos outros dois. Ao mesmo tempo que um deles segura seu braço no momento do gesto, um deles ri da situação.