O Partido Liberal (PL) que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidente de honra e o Partido dos Trabalhadores (PT) estão juntos em Parintins em prol da campanha eleitoral do vereador e candidato à prefeitura do município, Mateus Assayag (PSD) nas eleições deste ano, porém há também outros partidos de esquerda no arco de aliança como o PSD e MDB dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga respectivamente.
O deputado federal e candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto, que se autodenomina ser direita raiz na capital amazonense, está apoiando a campanha de Mateus Assayag, candidato do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), que é aliado dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), e do presidente Lula (PT). O apoio de Alberto Neto a Assayag contraria a orientação de Bolsonaro.
Uma das confirmações que o PL está alinhado com a esquerda em Parintins, foi no último domingo (4) que as siglas se uniram na convenção partidária para oficializar a pré-candidatura de Mateus Assayag que agora está como candidato à prefeitura do município.
Sendo que na semana retrasada, Alberto Neto chegou a declarar em entrevista ao portal Foco no Fato que o PL e PT “são como água e óleo”, porém o agora candidato à Prefeitura de Manaus chegou a gravar um vídeo declarando apoio a Mateus Assayag.
Bolsonaro teve apenas 17,44% dos votos na eleição presidencial de 2022 na Ilha Tupinambarana e recebeu 8.809 votos pela base forte de Lula em Parintins.
Na última sexta feira (2), o PL proibiu coligações com partidos do campo da esquerda. Na circular divulgada pela legenda, assinada pelo presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, houve citação à federação formada por PT, PCdoB e PV, e o grupo formado por PSOL e Rede, mesmas siglas que Jair Bolsonaro (PL) destacou em vídeo.