Menu

Delegação de Humaitá participa da abertura da 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Estudantes de 38 municípios do Amazonas vão disputar 20 modalidades esportivas durante os jogos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, abriu, oficialmente, nesta quarta-feira (17/07), a 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A solenidade, que aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-oeste, marcou a abertura da principal competição esportiva no ramo escolar do estado. 

No total, entre os dias 17 e 28 de julho, mais de 5,6 mil atletas vão disputar as melhores colocações em 20 modalidades esportivas. Marcada pela presença de representantes de 38 municípios do Amazonas.

Participam do JEAs escolas federais, estaduais, municipais e privadas, entre elas estava a Delegação de Humaitá que participou da abertura mostrando ser uma das principais forças do esporte no estado.

Segundo Gustavo Nogueira que é o coordenador da delegação, todos os alunos e atletas estavam muito alegres pois sua chegada em Manaus foi muito mais rápida com relação ao ano passado, e agradeceu o apoio da Prefeitura de Humaitá com a logística até a chegada na Capital.

“Agradecemos o empenho da secretária de educação, Arnaldina Chagas e do Prefeito Dedei, pois os mesmos estiveram presente no nosso embarque, com o apoio dos ônibus e um recurso para nós dar tranquilidade e termos foco nas competições”
Relatou Gustavo Nogueira

A diversidade neste sentido, de acordo com a secretária de Educação,  Arlete Mendonça, é o que molda o caráter de importância desta competição, que é a maior entre estudantes do Amazonas. 

“É essa pluralidade que marca a importância do JEAs. Aqui eles aprendem valores inestimáveis, a estarem em equipe, a ganhar, a perder. O Governo do Amazonas valoriza este momento no processo de ensino e aprendizagem. O nosso esforço é do tamanho do evento”,
ressaltou a secretária. 

Competição plural

Entre as delegações de atletas nesta edição dos Jogos Escolares, estão presentes estudantes de 38 municípios do Amazonas: Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nova Olinda da Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Disputas em curso

Após a solenidade de abertura, as competições se iniciam ainda nesta quarta-feira. A partir das 13h, a Vila Olímpica de Manaus e a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, ambos na zona centro-oeste de Manaus, receberam as primeiras partidas de futsal. Já no voleibol, às 14h30, a Escola Estadual (EE) Humberto de Campos, na zona centro-oeste da capital,  recebeu a primeira partida da modalidade. 

Até o dia 28 de julho, entre quadras, ginásios, campos, piscinas e pistas, 14 espaços de competição vão receber todos os dias os estudantes atletas do JEAs. Entre eles, está o atleta Francisco Panduro, aluno da EE Imaculada Conceição, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), atual campeão mundial de Wrestling na modalidade escolar. 

Entre as 20 modalidades em disputas no JEAs, estão: atletismo, badminton, basquete 3×3, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling, xadrez e as atividades adaptadas para os alunos com deficiência.