Após a primeira noite grandiosa e épica, o boi Garantido leva, nenste sábado para a Arena do Bumbódromo, ‘O segredo da ancestralidade amazônica’, passando pela história da ‘Baixa da Xanda’ e as primeiras linhas identitárias do povo parintinense. Nesta noite serão também apresentadas quatro alegorias e um módulo temático. No roteiro da apresentação estão os seguintes momentos
‘As Icamiabas’
Na lenda amazônica da segunda noite, o boi Garantido irá contar a história das Amazonas, mulheres guerreiras que derrotaram Francisco Orellana, em 1542. A alegoria tema desta lenda é obra de Ozeas Bentes e Neto Barbosa, tendo 20 metros de altura e 11 módulos.
‘Cidade de Lindolfo’
Em seu momento folclórico, o Garantido leva à arena o ‘sentimento de brincar de boi’ e a alegria do povo da Baixa do São José. O destaque deste momento é a alegoria que traz de volta ao bumbódromo o Belezão, um boi Garantido gigante. A obra é assinada por Neide e Carlos Lopes, com 19 metros de altura e oito módulos.
‘Os Vaqueiros’
Durante a apresentação da figura típica regional, será contado na arena a história dos vaqueiros na Amazônia. Valdir Santos assina a alegoria do item, tendo 15 metros e oito módulos.
‘Huni-Kuin’
O ritual indígena apresentado na segunda noite mostrará o povo Huni-Kuin, e a viajem do pajé por meio da Ayahuasca para encontrar os espíritos e redesenhar o mundo, tomado pelas forças do mal. A alegoria deste item tem 20 metros, cinco módulos e é assinada pelos artistas Leandro Oliveira e Juciê Santos.