Moradores do bairro Petrópolis relatam a dificuldade em conseguir atendimento médico na Carreta da Mulher. A Carreta que disponibiliza atendimento médico e especialistas está localizada no residencial Petrópolis, na zona sul da capital.
Para receber atendimento e realizar exames, as pacientes precisam amanhecer, ou seja, chegar ao local pela madrugada para conseguir ficha e os atendimentos. A dona de casa Tacia Barbosa precisa realizar mais de 3 exames e diz que é necessário acordar por volta da 1 hora da madrugada.
“Aqui só é assim. Tem que dormir no local para conseguir atendimento” afirmou. A unidade móvel atende por dia entre 7 a 9 pessoas. Se uma paciente realizar quatro exames, serão entregues 4 senhas, o que reduz a quantidade de paciente para ser atendido.
Segundo as pessoas que precisam usar a carreta em Petrópolis, há apenas um banheiro químico no local e está em péssimas condições e para a distruibuição de fichas não há um sistema de agendamento.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) não respondeu sobre quando o atendimento poderá ser agendado e se o banheiro químico disponibilizado para as pacientes será trocado ou higienizado.
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa Manaus oferecem atendimento para o público feminino de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. As carretas dispõem de equipamentos e profissionais de saúde para a oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase no atendimento pré-natal e na prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero. A lista inclui consultas médicas e de enfermagem, ultrassonografia, mamografia, coleta e exame preventivo, dispensação de medicamentos e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).