Levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil aponta que Manaus está entre as piores capitais no acesso a dados públicos, ocupando o 20º lugar no ranking. Na escala de 0 a 100, a capital amazonense recebeu nota 3.
A Open Knowledge é uma Organização Não Governamental que se dedica a promover a transparência nas informações. A cidade ainda possui a classificação opaca, inferior ao nível baixo.
A análise leva em consideração informações que são abertas ao público, sem a necessidade de solicitação à instituição pública, de forma on-line e gratuita.
Entre os itens avaliados, Manaus possui melhor pontuação no que se refere a finanças públicas. A cidade recebeu nota zero na disponibilidade de dados sobre assistência e desenvolvimento social, cultura, esporte e lazer, habitação, infraestrutura urbana, legislação, meio ambiente, mobilidade e transporte público, ordenamento territorial e uso do solo e segurança pública.
Das 26 capitais brasileiras, 21 foram enquadradas na condição opaca, sendo a pior faixa de índice, enquanto outras três entraram em um nível de abertura ainda considerado baixo, entre 21% a 40%.