O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB) participou nesta terça-feira, 14, do programa Notícias da Amazônia na FM 104,9, uma rádio local de Humaitá, e falou sobre a ação da Polícia Federal contra os Garimpeiros no município.
“Estamos solicitando o fim imediato da operação da Polícia Federal no Rio Madeira, na região de Humaitá.”,
disse o prefeito ao comentar a nova Operação da Polícia Federal no Rio Madeira, região do Pacoval.
E até o final da tarde a operação continuou, e com isso Caso isso o prefeito Dedei Lobo reuniu os Garimpeiros na orla da cidade e em solidariedade aos trabalhadores e famílias resolveu cancelar a festa de aniversário dos 155 anos de Humaitá.
A PF não divulgou nenhuma nota sobre a operação que pode ser uma continuação da Operação Febre de Fogo III, ocorrida em fevereiro deste ano.
“Acho estranho que estas operações estão coincidindo com datas importantes e comemorativas para Humaitá”,
Disse o prefeito ao lembrar que já havia cancelado os desfiles de cinco e sete de setembro e a festa da Padroeira que aconteceu sob tensão.
“Às vésperas do aniversário da cidade uma nova operação da PF destrói balsas no interior de Humaitá. Não são somente balsas, muitas são a moradia do ribeirinho, o investimento de uma vida”,
O prefeito Dedei Lobo informou que a prefeitura já está disponibilizando equipes da saúde e assistência social para atender aos atingidos em mais está ação da Polícia Federal.
“Sabemos que os policiais estão cumprindo ordem, mais sempre em datas comemorativas para Humaitá. Estamos preocupados e sensíveis ao que está acontecendo no interior.”
“Estamos trilhando um caminho de negociações na política, solidificado com a Audiência Pública realizada em Humaitá e os encontros na Calha do Madeira, em especial na cidade de Manicoré. Avançamos na Assembleia Legislativa e já relatamos o problema no Congresso Nacional. Essas tratativas levam tempo, e infelizmente estas ações continuam. Isso é revoltante”,