Humaitá (02) Em solenidade histórica realizada na manhã desta quinta-feira(02), A Seção Judiciária do Amazonas da Justiça Federal e a Prefeitura de Humaitá, inauguraram o primeiro Ponto de Inclusão Digital do interior do Amazonas.
Participaram da solenidade o Desembargador Federal e Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Carlos Pires Brandão, O Juiz Federal e Coordenador dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Amazonas, Érico Rodrigo Freitas Pinheiro o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, além de representantes de instituições, secretários municipais, vereadores e população.
O prefeito de Humaitá Dedei Lobo, dirigindo-se aos presentes, destacou a luta e o longo caminho percorrido até a concretização desse projeto, que vai beneficiar diretamente centenas de usuários dos serviços sociais, cujas demandas tramitam na esfera federal, como benefícios, aposentadoria e auxílios diversos.
Dedei Lobo Lembrou que as tramitações se iniciaram há mais de um ano, quando ele esteve no gabinete do Desembargador Carlos Brandão, apresentando essa necessidade do povo de Humaitá.
“Esse é um momento histórico e dos mais importantes para o município de Humaitá, quando aqui se instala um ponto de inclusão, voltado para o cidadão e a cidadã de menos recursos, aqueles cujas demandas ficam pelo caminho por não terem condições de acesso à Justiça Federal e que a partir de hoje, viverão uma nova realidade, sendo possível serem atendidas aqui mesmo em Humaitá”,
Dedei Lobo também agradeceu ao Deputado Federal Átila Lins, que foi, segundo o prefeito, fundamental para abrir portas e viabilizar acesso,
“para que nós pudéssemos chegar àquelas pessoas que tem o poder de decisão, como é o caso das autoridades aqui presentes”,
Por sua vez e visivelmente entusiasmado, o Desembargador Carlos Brandão, discursou durante a solenidade, ressaltando que a Justiça Federal precisa se aproximar das pessoas, principalmente daquelas cujas condições financeiras ou pela distância de onde residem, simplesmente não podem acessar os benefícios que lhes são de direito.
Carlos Brandão ainda falou da importância do pleito apresentado pelo prefeito Dedei Lobo e da luta para se vencer obstáculos e dificuldades burocráticas até esse momento.
SERVIÇOS
Após a solenidade inaugural e já em uma das salas de atendimento, o Juiz Federal Érico Pinheiro, falou dos serviços que estarão à disposição do cidadão, através da tecnologia disponível, como é o caso das perícias médicas, que poderão ser realizadas de forma virtual e também do julgamento de ações judiciais, sem a necessidade do cidadão se deslocar a Porto Velho (RO) ou mesmo à capital Manaus.
Érico Pinheiro uso o exemplo do Auxílio Por Incapacidade Temporária, antigo Auxílio Doença, cujo processo poderá ser iniciado aqui no Ponto de Inclusão, com perícia médica realizada por médicos do município credenciados, ou médicos em Manaus via videoconferência, seguindo toda a tramitação até a decisão, de forma muito mais rápida e sem entraves.
MUTIRÃO EM 15 DIAS
Durante a explicação de Érico Pinheiro, o Desembargador Brandão fez um pedido, que, segundo ele “é um presente para Humaitá”, que foi a realização de um mutirão dentro de 15 dias, para dar solução à demanda reprimida de processos que aguardam análise e julgamento.
O prefeito Dedei Lobo assegurou o apoio da prefeitura de Humaitá, no que for possível, para que os inúmeros processos de Humaitá, que demandam análise da Justiça Federal, possam ter análise e julgamento.
Fonte: SECOM/PMH