Menu

Às vésperas da eleição 2024, David Almeida quer tirar do papel promessa de campanha de 2020

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante), corre para iniciar obras na capital e mostrar “trabalho” para tentar impressionar a população às vésperas das eleições deste ano. O mandatário do município declarou por meio de decreto da última segunda-feira (29), três terrenos como utilidade pública para que seja realizado o alargamento da avenida Umberto Calderaro (antiga Paraíba), no bairro São Francisco, zona Centro-Sul, entre o trecho da rua Belém e avenida André Araújo, segundo o Blog do Botelho.

A obra é uma promessa de campanha do prefeito David Almeida das eleições de 2020, quando prometeu uma série de intervenções no trânsito da capital para a melhorar a fluidez do tráfego de veículos.

Conforme Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral na época, Almeida previa também a requalificação da avenida Umberto Calderaro no trecho compreendido entre o Shopping Manauara e o Centro Social Urbano do Parque Dez de Novembro (CSU do Parque Dez) com retirada do canteiro central; alargamento da pista; reforma das calçadas; faixa de ciclovia; iluminação pública em LED; fiação subterrânea; arborização das calçadas laterais.
Quase quatro anos depois, essa obra não foi realizada.

Decreto

As três declarações de utilidade pública para desapropriação ou indenização foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) da edição do dia 29 de abril de 2024.

“Considerando a necessidade de proporcionar espaços necessários para o bom desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Intervenção Viária para implantação de mais uma faixa de tráfego na avenida Paraíba, visando à melhor integração e desenvolvimento do transporte da cidade de Manaus”, justifica o prefeito no despacho.

O primeiro terreno a ser desapropriado, de propriedade da Gasodiesel Auto Peças Ltda, está localizado na avenida Umberto Calderaro, nº 136, bairro São Francisco, com área total de 1.222,99 m², sendo afetada área medindo 17,08 m².

O segundo, de propriedade de BLR Logística e Transporte Rodoviário de Carga Ltda, está situado na mesma avenida, sob o nº 154, bairro São Francisco, com área total de 2.385,00 m², sendo a área afetada medindo 32,57 m².

Por fim, o terceiro terreno, fica na mesma avenida, sob o nº 250, no bairro São Francisco, com área total de 1.548,80 m², sendo afetada área medindo 23,22 m². A terra é de propriedade de Luiz Mario Boratto Peixoto.

Mais obras prometidas

David Almeida prometeu também construir interligação viária no trecho entre as avenidas Brasil e Coronel Teixeira, bairro Compensa, zona Oeste. Prometeu também intervenção no viaduto Gilberto Mestrinho (Bola do Coroado) para melhorar o trânsito. A proposta era interligar as avenidas Governador José Lindoso ( avenida das Torres) com a General Rodrigo Otávio.

O prefeito prometeu ainda ligações viárias estruturantes como integrar a avenida das Torres com o Distrito Industrial, por meio da avenida Governador José Lindoso com avenida General Rodrigo Otávio e avenida Rodrigo Otávio com a avenida Açaí, no Distrito Industrial. Até o momento, as obras não passaram de promessas.

Veja os despachos no Diário Oficial: http://dom.manaus.am.gov.br/pdf/2024/abril/DOM%205815%2029.04.2024%20CAD%201.pdf.