Após um 2023 conturbado, o início do ano de 2024 para o Manaus FC tem sido de renascimento. O Gavião do Norte venceu o RPE Parintins, sagrou-se campeão do segundo turno do Campeonato Amazonense neste domingo (7), e vai disputar o título geral da competição contra o Amazonas FC.
Além da possibilidade de voltar a vencer o Barezão novamente, que aconteceu pela última vez em 2022, o Manaus FC já conquistou uma estabilidade para a próxima temporada. Ao conquistar o título, o Esmeraldino tem vagas garantidas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
A classificação marca o retorno do Manaus ao cenário nacional, que teve um hiato em 2023, após a equipe não chegar à decisão do Estadual pela primeira vez em seis anos. Entre 2017 e 2022, o Manaus foi campeão de cinco das seis edições do Campeonato Amazonense.
Garantido na Copa do Brasil, o Manaus sabe que vai embolsar pelo R$ 780 mil pagos pela CBF pela participação na primeira fase. Ainda na sequência de 2024, o Gavião do Norte tem pela frente a disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, e caso não consiga o acesso, tem vaga na edição do ano que vem.