Manaus – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), assinou nesta segunda-feira (1º) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a denúncia publicada em um portal de notícias, sobre pagamento de suposto ‘Caixa 2’ na sede da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da prefeitura de Manaus.
A CPI deve iniciar ainda esta semana como afirmou o vereador Capitão Carpê (Republicanos). Treze vereadores já haviam assinado o requerimento, faltava apenas uma assinatura para a abertura da CPI.
De acordo com capitão Carpê, já corre uma investigação na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no Ministério público do Amazonas (DPAM) e ainda esta semana, será aberta a CPI na CMM.
“Hoje corre na Polícia Civil, na Delegacia Especializada de Crime de Combate e Corrupção, um inquérito justamente visando investigar a possível corrupção com relação a esse fato que foi eu que denunciei juntamente com a minha equipe jurídica. Então, após isso, tem já uma denúncia no próprio Ministério Público,na Delegacia Civil e aqui a Câmara Municipal de Manaus,. Tenho certeza absoluta que essa semana será aberta a CPI. Esse tema escandaliza a cidade de Manaus, se você for levar ao pé da letra, não é simples. Um vídeo foi gravado dentro de uma secretaria da prefeitura de Manaus onde um homem recebe valores, em espécie, e não é um valor pequeno. Então quantos recebem dessa forma? Por quê?” ,
Segundo os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos), que fizeram o pedido, a denúncia caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos prestadores de serviços.