Fim da novela: Artur Jorge é o novo treinador do Botafogo. O acordo foi sacramentado durante a tarde desta sexta-feira por meio de John Textor, dono da SAF Alvinegra, e representantes do Braga, clube do português de 52 anos.
O comandante foi o escolhido do norte-americano para assumir o projeto do Alvinegro, como adiantado pelo ge. As conversas acontecem desde segunda-feira, quando Textor foi até Portugal se encontrar pessoalmente com o profissional, que gostou do projeto do clube.
Assim como fez na negociação por Luiz Henrique, no mês passado, o executivo preferiu conversar pessoalmente com Artur Jorge. O projeto foi apresentado e agradou todas as partes envolvidas.
Artur Jorge tinha contrato até o meio de 2025 com o Braga e multa de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual). Este valor, porém, não será cobrado: o comandante já sairia da equipe no fim da temporada de qualquer jeito – o Braga tem acordo encaminhado com Daniel Sousa, do Arouca. Haverá uma taxa de compensação, que ainda está sendo negociada, mas não será um empecilho.
A tendência é que o comandante chegue ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira. Por acordo, ele ainda deve treinar o Braga na partida contra o Portimonense, na segunda-feira, pelo Campeonato Português, e depois se despedir do clube.
Como Artur Jorge ainda comandará o Braga em um jogo, a tendência é que o acordo não será dado de forma oficial entre os clubes até lá.
Desta forma, o time será comandado por Fábio Matias contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta-feira, na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
Artur fez a carreira praticamente inteira no Braga. Começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2019, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga, para comandar a equipe sub-15, em 2017. De lá, foi subindo degrau por degrau até chegar no time principal em 2022.
O Braga é o atual 4º colocado no Campeonato Português, com 53 pontos – cinco atrás do Porto, em 3º. O time jogou a Liga dos Campeões nesta temporada, mas ficou em terceiro em um grupo com Real Madrid e Napoli e foi para a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.
Ele foi campeão da Taça da Liga de Portugal essa temporada, o principal título da carreira de Artur – na campanha, ganhou do Estoril na final nos pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal nos pênaltis também.