Menu

Prefeitura através da SEMASC e CRAS distribuiu 12 Toneladas de peixes para famílias nesta sexta-feira(29) em Humaitá

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Andreza Siqueira que é Secretária Executiva de Assistência Social, informou que a entrega foi feita através de uma triagem e um cadastro, pois por se tratar de um recurso público e como é feito na gestão Dedei tudo tem que ter transparência em todas as ações.

A Prefeitura de Humaitá distribuiu nesta sexta-feira, 29, 12 toneladas de peixes, da espécie tambaqui, para famílias em situação de vulnerabilidade social, à exemplo do que já vem acontecendo todos os anos por ocasião da páscoa.

As famílias residentes nos conjuntos Rio Madeira, Uruapeara, Rio Beém, “Andaraí” e adjacências, receberam o pescado em casa. As demais pessoas da cidade, receberam na Praça da Saúde.

Andreza Siqueira que é Secretária Executiva de Assistência Social, informou que a entrega foi feita através de uma triagem e um cadastro, pois por se tratar de um recurso público e como é feito na gestão Dedei tudo tem que ter transparência em todas as ações.

“Fazemos esse trabalho com todo carinho, para que toda família possa ter seu peixe gratuitamente para comemorar essa sexta-feira santa”, “Fazemos esse trabalho com todo carinho, para que toda família possa ter seu peixe gratuitamente para comemorar essa sexta-feira santa”,
ressaltou

Erickson Aires que é Gerente do CRAS, ressaltou que esse trabalho é de muita importância para toda população e em especial as que recebem o benefício do Bolsa Família no município.

Foto – Arquivo Pessoal: Nos conjuntos a distribuição foi realizada de casa em casa
“Nós começamos o trabalho nas primeiras horas do dia e com o começo da chegada da população, para ter o melhor andamento organizamos as filas tendo uma somente para os idosos, e nossas equipes estão por vários pontos da cidade fazendo a entrega nas casas para as pessoas que por algum motivo não pode estar aqui pegando seu peixe na praça da saúde”,
finalizou Erickson

Grande número de moradores estiveram presentes, a moradora Nair Sabino que mesmo embaixo de muita chuva esteve presente para levar seu Tambaqui e comemorar essa sexta-feira santa com muita fartura com seus familiares, e agradeceu a prefeitura e todos os servidores envolvidos nessa ação em um dia muito especial.

“É um privilégio muito grande a gente ganhar um peixinho dia de hoje né, pois já está evitando de a gente comprar, que Deus abençoe a todos vocês, e uma feliz páscoa para todos”,
finalizou Nair

ORIGEM

O pescado distribuído nesta sexta-feira Santa em Humaitá tem origem no Centro de Treinamento e Produção de Alevinos implantado em Humaitá pelo prefeito Dedei Lobo, na época Secretário da Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural. O centro na produção de pós larvas e alevinos e entrega aos piscicultores por uma contribuição mínima.

Através da Secom – Secretaria de Comunicação Social o prefeito afirmou que o Centro valoriza o setor primário, evita a perda de alevinos com o transporte mais próximo das propriedades. As 12 toneladas distribuídas nesta sexta-feira da paixão foram adquiridas na propriedade do senhor Loro do Peixe. 

“Trabalho há 12 anos neste setor, e graças ao Centro de Treinamento e produção atualmente atendemos mais de seis municípios no interior do Amazonas e a capital. Estamos ampliando e investindo para ampliar o público atendido”,
 disse Loro do Peixe.
Foto – Arquivo NA: O Centro de Treinamento e Produção de Alevinos funciona no Parque de Exposições

O Secretário Municipal de Agricultura Amarildo dos Santos informou a reportagem que somente em 2024 já foram distribuídos mais de 300 mil alevinos aos produtores de Humaitá.

A psicultura está fortalecida em Humaitá e as parcerias com o Governo do estado e órgãos afins tem possibilitado atender com alevinos de tambaqui e matrinxã.

O Centro foi revitalizado pós pandemia (2022) e através da revolucionária tecnologia de reprodução artificial de espécies da bacia amazônica, em especial as espécies tambaqui e matrinxã o Centro de Treinamento e Tecnologia de Produção de Alevinos de Humaitá vem realizando reproduções sucessivas destas duas espécies de peixes nobres da bacia Amazônica. O trabalho serve para a preservação e atende os viveiros para criação de peixes na Calha do Madeira.