Humaitá (AM) – Na contramão do resto do Brasil que já ultrapassou os 2 milhões de casos de Dengue, segundo o Ministério da Saúde, o município de Humaitá, no sul do Amazonas, registrou no mês de janeiro de 2024, apenas 12 casos de Dengue, contra 116 no mesmo período de 2023.
As informações são da Vigilância Epidemiológica do Município, que divulgou boletim com as atualizações dos casos de Dengue, Orupouche e Mayaro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), essa drástica redução, é resultado do trabalho contundente e abnegado de uma grande equipe de profissionais, que estão em todas as localidades, seja nas estradas, nas mais de 100 comunidades ribeirinhas e na zona urbana.
Ainda segundo os dados divulgados em fevereiro de 2023 o município registrou 103 casos de Dengue; no mesmo período de 2024, 4 casos. Já no mês de março de 2024, até a presente dada estão registrados 6 casos de Dengue, contra 31 em 2023.
FEBRE DO OROPOUCHE
A SEMSA chama a atenção da população para os casos da Febre do Oropouche, que do início do ano até aqui, já foram registrados 41 casos. Segundo a Secretaria de Saúde, os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da Chikungunya, daí a necessidade da população redobrar os cuidados com a higiene de suas casas e quintais e ficar atenta aos sintomas.
PARCERIAS
Duas importantes parcerias firmadas pelo município de Humaitá, têm ajudado na análise de material e apresentação de resultados com muito mais rapidez. Trata-se do Laboratório Central de Rondônia e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO).
FONTE: SECOM/PMH