Humaitá (AM) – Dados fornecidos pelo Setor de Merenda Escolar da prefeitura do município de Humaitá, revelam uma verdadeira mobilização diária para fazer chegar à mesa dos mais de 10 mil estudantes da rede municipal, a esperada “merenda escolar”.
São 225 mil refeições mensais em média, distribuídas entre 86 escolas, sendo 18 urbanas, 52 rurais e 12 indígenas, além de APAE, Pelotão Mirim, Bombeiro Mirim e Projeto Santa Clara.
Vale lembrar que a Creche Jonecy Alves, a Balsa Escola Osmarina Melo de Oliveira e a Escola Manoel Tiago Ferreira (Comunidade de Engenho, Lago do Antônio), funcionam em tempo integral, recebendo cada aluno entre 3 a 4 refeições por dia.
Outro dado que impressiona é a quantidade de produtos adquiridos mensalmente, que chega a 30 toneladas, incluindo produtos da agricultura familiar, tais como açaí, melancia, cará, abóbora, macaxeira, banana, dentre outros.
Para custear toda essa estrutura alimentar, o município recebe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o valor mensal de R$ 128.000,00 e a contrapartida municipal em média é de R$ 270.000,00, ou seja, 211% a mais que o repasse federal.
Outros custos ainda são arcados pelo município, como o transporte em veículos e embarcações, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, como as BR´s 230 e 319 e comunidades ribeirinhas.
Alimentação escolar de qualidade eleva o conhecimento e o desempenho dos alunos
A alimentação escolar é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e na promoção da segurança alimentar nas escolas. Promover bons hábitos alimentares nas escolas, por sua vez, é trabalhar a favor de uma melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior.
Sendo assim, o consumo de alimentos de forma adequada leva as crianças ao bom desempenho escolar e assegura maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil.
FONTE: SECOM/PMH, com informações e fotos do Setor de Merenda Escolar.