Na mais recente divulgação da pesquisa eleitoral para a prefeitura de Manaus, o nome do pré-candidato Coronel Menezes não figura em nenhum cenário.
O Instituto Pontual, responsável pela pesquisa, optou por deixar de incluí-lo devido às tratativas em andamento para formação de uma chapa puro sangue do Partido Liberal (PL). Há conversas avançadas para que Menezes ocupe o posto de vice na chapa liderada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto.
Embora não haja uma confirmação oficial da composição da chapa, a ausência de Menezes na pesquisa eleitoral pode gerar questionamentos sobre a representatividade dos resultados. Anteriormente, em levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, o Coronel Menezes despontava em terceiro lugar, com 11,9% das intenções de voto, mostrando sua relevância no cenário político local.
Entretanto, neste novo levantamento da Pontual, o nome de Menezes foi substituído pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aparece em terceiro lugar, com 8,7% das intenções de voto. O deputado estadual Roberto Cidade (União) segue em seguida, com 7,1%. Outros candidatos citados incluem José Ricardo (PT) com 6,9%, Maria do Carmo (Novo) com 1,3%, e Dr. Israel Tuyka com 0,6%. A pesquisa também aponta um percentual significativo de brancos e nulos, com 8,4%, e indecisos, com 6,5%.
As primeiras posições são ocupadas pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania) com 32,4% e pelo atual prefeito David Almeida (Avante) com 28,1%.
A coleta de opiniões para esta pesquisa ocorreu entre os dias 22 e 25 de fevereiro, tendo sido ouvidos 1.260 eleitores em Manaus. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é identificado pelo número AM-09483/2024.
Na última pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa, em novembro de 2023, David Almeida liderava com 38,5% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel com 23,3% e Coronel Menezes com 11,9%. Nesta nova pesquisa da Pontual, Menezes foi substituído por Alberto Neto.
David Almeida lidera também em rejeição, com 20% dos eleitores declarando que não votariam nele de forma alguma. Zé Ricardo vem em segundo lugar nesse índice, com 16% de rejeição, seguido por Israel Tuyuka (10,3%), Amom Mandel (7,5%), Alberto Neto (6,4%), Roberto Cidade (5,7%), e Maria do Carmo, com 5,5%.