O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, interrompeu o corregedor-geral do TSE, Raul Araújo, durante a leitura de uma crítica, nesta quinta-feira, 29.
A Corte analisou um pedido da coligação de Lula contra Rodrigo Constantino, colunista da Revista Oeste, em virtude de um comentário feito pelo economista na rádio Jovem Pan, durante as eleições de 2022.
“‘O Piperno vive no mundo da Lua’, quem está dizendo é o Constantino, não sou eu”, disse Araújo. “Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia.” Na sequência, o juiz do STF rebateu: “Gostaria só de lembrar que em Nárnia não há democracia, porque Aslan, que é o leão, que é o rei. Só para recordar ao agressor”.
No processo, a coligação do PT argumentou que a Jovem Pan e comentarista apresentaram “informações falsas”, sobre o então candidato Lula.
Antigo relator do caso, o ex-ministro do TSE Benedito Gonçalves votou pela aplicação de uma multa de R$ 30 mil e foi seguido por Moraes.
No lugar de Gonçalves, Araújo, contudo, votou para rejeitar a representação. A ministra Cármen Lúcia pediu vista e a sessão foi suspensa.