A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), rejeitou nesta segunda-feira (19/02), dois requerimentos dos vereadores Rodrigo Guedes e Capitão Carpê solicitando explicações sobre a viagem de jatinho de luxo ao Caribe feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante o feriado de Carnaval.
“O prefeito precisa e deve se explicar. Porque até agora todos se pronunciaram menos ele que é o principal ator desse filme. O que nós queremos é explicação, a população merece e mais do que isso, a população não merece o gestor que tem. Manaus ficou 5 dias sem prefeito e se acontecesse algo pior como que ele ia tomar as decisões?”, disse.
Rodrigo Guedes questionou sobre os demais gastos na viagem além do aluguel do jatinho de luxo que a prefeitura alega que teria sido pago pelo empresário.
“Não foi apenas uma viagem, como uma parte dos brasileiros fazem no momento do carnaval. Foi uma viagem com um fornecedor da prefeitura de Manaus que nesta gestão recebeu quase R$4 milhões. Fora o valor do custo do ‘jatinho da alegria’ é importante a gente saber quem pagou os demais custos desta viagem. Quem pagou a hospedagem e os outros custos? Então o prefeito pode inclusive para a própria sociedade mostrar isso, seja por escrito e também aqui no parlamento municipal através de um convocação”, declarou.
O vereador Lissandro Breval (Avante) considerou um desrespeito à população o prefeito justificar a situação dizendo apenas que havia cadeiras sobrando na aeronave e que o restante é “fake news”. Breval disse que assinará documento solicitando o detalhamento de gastos e autoria dos custos à Prefeitura de Manaus.
Durante a votação do requerimento apresentado por Capitão Carpê 19 vereadores votaram contra e 13 favoráveis. Em seguida o requerimento do vereador Rodrigo Guedes também foi rejeitado.
Entenda o caso
Na última sexta-feira, 16/02, Manaus virou destaque nacional na imprensa após ser revelada viagem do prefeito David Almeida em um jatinho fretado para St. Maarten, ilha no Caribe. David Almeida também estava com o dono da Royal Tech, Roberto de Souza Lopes, que teria pago a aeronave e possui diversos vários contratos firmados com a Prefeitura, pela Manaus Previdência.
Além do prefeito e do empresário Roberto de Souza Lopes, estavam presentes na aeronave o subsecretário de Planejamento e Gestão de Pessoas de Manaus, Valcerlan Ferreira Cruz, o advogado Kassio Almeida Faye das Chagas, a noiva de David Almeida, Izabelle Fontenelle de Queiroz, a modelo Eduarda Freiberger, Adriana Menezes Ferreira Cruz e Taís Cardoso de Amorim Faye.
Em resposta às críticas e questionamentos, a Prefeitura de Manaus enviou uma nota, alegando que a viagem do prefeito foi “não planejada” e que ele foi convidado por Roberto Lopes, responsável pelo custeio da viagem.
*Com informações AMPOST