A Campanha da Fraternidade 2024 iniciou nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), período que marca o pontapé inicial da Quaresma, em preparação para a Páscoa. O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.
Em 2024, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos e propõe aos fiéis um caminho de acolhida e amizade fraterna, empatia pelos que parecem diferentes ou de pensamentos e ideologias divergentes e que por isso sofrem discriminação, exclusão, violência verbal e física, dentre outros.
De acordo com o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, a “Amizade Social” tem como foco a fraternidade.
“Esse respeito, essa convivência harmônica na diferença, essa confiança que nós temos nas pessoas, esse espaço onde podemos dialogar, onde podemos dizer o que sentimos e podemos expor as nossas aflições. A amizade ela acolhe, a amizade reconcilia, a amizade sempre, de novo, fortalece e encaminha na vida. Esse é o fundamento da fraternidade e o Papa Francisco aborda essa questão ‘Todos somos irmãos”, explicou o cardeal.
A identidade visual da campanha neste ano trata da amizade recebida em casa e junto a mesa. Etnias, condições físicas e todos se apoiam alegremente. As janelas abertas simbolizam a cena para o mundo, realidade rural e urbana, especialmente aqueles que são privados de sentar-se à mesa.
Retrata um ambiente socioambiental para a criação. Papa Francisco também é representado em figura como amor fraternal sempre disposto, mesmo com a limitação da bengala a qual segura, a ajudar-nos a construir pontes onde quer que estejamos.
“A Campanha da Fraternidade, nesses 60 anos, é uma experiência de sucesso que inclusive dá muitos frutos. E uma das coisas que marca essa experiência é o lançamento. A gente convida a todas as pessoas para adquirir esse propósito de fazer acontecer aquilo que Jesus está pedindo”, reitera o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus, padre Geraldo Bendaham.