Uma pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais deste ano, divulgada na última quinta-feira (1º) pelo instituto InnQuesti em parceria com uma empresa de nome LLK Consulting, aponta que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), venceria no segundo turno com 39% das intenções de voto, contra 17% do deputado federal, Amom Mandel (Cidadania).
Em busca de maiores informações sobre o quase desconhecido instituto de pesquisa, foi descoberto que ele pertence à empresária Loredana Kotinsk, atual diretora do Grupo Norte de Comunicação, que divulgou amplamente a pesquisa e é de propriedade do empresário Sérgio Bringel, que tem vários contratos com a Prefeitura de Manaus.
A estatística responsável pelo estudo é Usiara Britto que, segundo levantamento feito pela reportagem do site Radar Amazônico, possui um longo histórico de erros grotescos em pesquisas eleitorais, com resultados bem diferentes das urnas.
Nas eleições de 2012 no município de Caçador em Santa Catarina, Usiara Britto produziu uma pesquisa junto à empresa POP Pesquisas, que apontava a candidata à prefeitura Sirley Ceccatto (PSD) em primeiro lugar com 39,6% das intenções de voto, contra 32,1% do candidato Beto Comazzetto, do então PMDB, hoje MDB.
Porém, nas urnas, Beto Comazzeto foi eleito prefeito com 51,77% dos votos e Sirley Ceccatto ficou em segundo, com 34,81%.
Em 2020, no município de Ipira, também em Santa Catarina, Usiara também foi a estatística em pesquisa eleitoral para o instituto POP Pesquisas. Ela recebeu R$ 3,5 mil de um dos candidatos naquela eleição, Francisco Maximino Machado de Aguiar, conhecido como Chico (PT), para produzir a pesquisa que coincidentemente foi favorável à sua candidatura.
O candidato Chico aparecia na pesquisa em primeiro lugar com 51,4% das intenções de votos, enquanto o segundo colocado, chamado Marcelo Baldissera (PL), aparecia com 38,1%.
Acontece que a pesquisa de Usiara foi desmentida novamente pelas urnas de forma contundente, porque o candidato eleito para a prefeitura do município foi quem estava em segundo lugar. Marcelo Baldissera teve mais de 50% dos votos do eleitorado (52,81%). O candidato que pagou a pesquisa veio atrás com 47,19% dos votos.
Em outra eleição, a estatística errou nos números do levantamento eleitoral novamente, desta vez, para governador do estado de Santa Catarina.
Em sua pesquisa eleitoral feita em 2022, a estatística afirmou que o candidato Carlos Moisés (Republicanos) teria 18,88% dos votos e disputaria o segundo turno com Jorginho Mello (PL), que estava em primeiro com 24% dos votos válidos.
O resultado foi bem diferente e, desta vez, o erro foi ainda pior. Carlos Moisés sequer foi para o segundo. Jorginho Mello teve 38,61% dos votos e disputou o segundo turno com o petista Décio Lima (PT), que obteve 17,42% dos votos. Na pesquisa eleitoral de Usiara Britto, o candidato Décio Lima aparecia em quarto lugar.
Outro ponto curioso do levantamento é que o instituto InnQuesti, responsável pela pesquisa que aponta a vitória de David Almeida no segundo turno, tem apenas 3 dias de vida. Ele foi lançado no último dia 30 de janeiro, em Roraima, como prova a divulgação do fato na imprensa de Boa Vista (RR).
Além disso, mesmo com uma estatística com histórico de erros em pesquisas eleitorais, a dona do InnQuesti, a empresária Loredana Kotinsk, atual diretora do Grupo Norte de Comunicação, chega a assumir que pesquisas eleitorais influenciam no voto.
“Pesquisa não vence, mas contribui, e muito, para essas estratégias. Um exemplo disso é que as pesquisas influenciam no voto porque o eleitor indeciso é levado a votar em quem ele acha que vai vencer, de acordo com as pesquisas”, afirmou.
Segundo informações do Instituto InnQuesti, a pesquisa foi realizada com 800 eleitores, por ligação telefônica, entre 29 e 31 de janeiro de 2024.
O resultado da pesquisa do Instituto InnQuesti contradiz todas as pesquisas feitas por outros institutos no ano de 2023, inclusive de forma presencial e não por ligação telefônica, feitas num período bem próximo, no final do ano passado.
Um exemplo disso é que no levantamento de votos espontâneo não aparece sequer o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União), o segundo mais votado em Manaus e o mais votado do pleito em 2022, assim como o mais votado da história de eleições ao Parlamento estadual, com mais de 105 mil votos.
Nas pesquisas de outros institutos, inclusive de empresários com relações comerciais com a Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade vinha apresentando visível crescimento nas intenções de voto para uma possível candidatura.
Na pesquisa espontânea, o atual prefeito de Manaus, David Almeida, aparece com 17% da preferência. E o deputado federal pelo Amazonas, Amom Mandel, tem 7%. Em seguida, estão Coronel Menezes (PL) com 3% e Capitão Alberto Neto (PL) com 2%. Anne Moura e José Ricardo, ambos do PT, têm 1% das intenções de voto cada um. Por fim, 60% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não quiserem indicar um candidato.
Nas pesquisas feitas por outros institutos, Amom Mandel, ou aparecia com um percentual bem maior nas intenções de voto ou chegou a estar até mesmo em empate técnico com o prefeito David Almeida.
O cenário de 2º turno se repete quando a pergunta é sobre intenção de voto para prefeito com sugestões de nomes, a chamada pesquisa estimulada. Nessa, David Almeida fica com 39% das intenções de voto e Amom Mandel com 16%.
Com informações do site Radar Amazônico