“Fiquei eufórico”, diz Luan Gama, sobre a aprovação no curso de Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A reação não surpreende, mas a idade do futuro calouro é que chama a atenção: 11 anos.
Aluno da rede pública e ex-participante do quadro ‘Pequenos Gênios’, do ‘Domingão do Huck’, o garoto conseguiu na Justiça o direito de ingressar no ensino superior. Na sentença, foi reconhecida a superdotação da criança.
Esse salto de etapas é previsto pela lei para esses casos, mas especialistas ponderam sobre os riscos de um salto tão abrupto e os desafios de adaptação.
“Quando vi, fiquei muito feliz porque achei que não ia passar. Pelo gabarito, acertei metade das questões. Pensei que não ia ser suficiente, mas foi a redação que me salvou”, disse Luan, acompanhado pela família, ao Estadão.
A mãe, Lara Gama, afirmou que Luan se interessou pela faculdade quando viu uma notícia de que um adolescente de 14 anos havia sido aprovado em um vestibular: “Ele mesmo pesquisou sobre vestibular”.
O reitor da UEA, André Zogahib, diz que a instituição está preparada para receber Luan. Segundo o dirigente, partiu da própria universidade a orientação para que a família buscasse assegurar a vaga pela justiça.
Fonte: Estadão Conteúdo