Menu

Ministério da Saúde distribui novo medicamento que facilita tratamento contra HIV

Compartilhe

Novo medicamento que facilita tratamento contra HIV

A distribuição da primeira remessa do Dovato, novo medicamento contra o HIV, foi concluída pelo Ministério da Saúde. A droga é uma combinação dos antirretrovirais dolutegravir e lamivudina em um único comprimido, o que torna o tratamento mais fácil e prático.

Em novembro de 2021, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Dovato, que já teve 5,6 milhões de unidades distribuídas.

O medicamento é indicado para adultos e adolescentes com pelo menos 12 anos e 40 kg, sem resistência conhecida ou suspeita aos seus compostos. No entanto, neste primeiro momento, apenas pacientes com idade igual ou superior a 50 anos, com adesão regular ao tratamento convencional e carga viral menor que 50 cópias poderão fazer a troca.

Pacientes com HIV já recebem o dolutegravir e a lamivudina separadamente pelo SUS, mas agora com o Dovato as duas substâncias já estão inseridas e poderá facilitar a ingestão do medicamento em jejum ou após uma refeição leve.

O Dovato bloqueia a atividade de enzimas que o HIV usa para criar novas cópias de si mesmo no corpo, impede as atividades das enzimas integrasse e transcriptase reversa, bloqueando a multiplicação do vírus e reduzindo a quantidade de HIV no organismo.

Estudos comprovaram que o medicamento reduz o vírus HIV no sangue quanto a terapia tripla com os medicamentos dolutegravir, tenofovir e emtricitabina.

Alguns pacientes já estão fazendo uso do Dovato desde o final de 2023.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress