Depois de virar meme nacional por dizer que iria cobrar da Amazon royaltes por usar o nome do Amazonas, o governador Wilson Lima (União Brasil) tem tentado contornar a situação e ontem reuniu-se com a diretora de Ações Corporativas e Mercados da multinacional, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund. Na saída, gravou um vídeo reconhecendo que a empresa tem investido na Amazônia, mas não no Estado que ele governa, e se disse esperançoso de conseguir convence-los a colocar dinheiro aqui.
O encontro ocorreu durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes. O governador disse que recebeu sinalização positiva de parceria para reforçar a proteção da biodiversidade no estado do Amazonas e anunciou que outros dois encontros ficaram pré-marcados para o início de 2024, sem detalhar que tipo de ação sugeriu.
“A Amazon já havia anunciado alguns investimentos para a Amazônia e a gente começou agora a discutir projetos específicos para o estado do Amazonas. Já ficaram pré-agendadas duas reuniões”, garantiu Wilson Lima. “Eles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados, inclusive já sinalizaram a possibilidade de fazer uma parceria para o avanço da biodiversidade com a nossa Universidade Estadual do Amazonas (UEA)”, acrescentou. Os representantes da empresa não se manifestaram, muito menos ela própria, por meio de seus veículos de comunicação.
A reunião foi realizada no âmbito da programação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) na Conferência da ONU. Também participaram do encontro o diretor Nacional no Brasil do GCF, Carlos Aragon; e a diretora de projetos da GCF Task Force, Colleen Lyons.
Na ocasião, Wilson Lima entregou aos representantes do Bezos Earth Fund uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas contendo o rosto de amazonenses e escrito “Amazon: vamos conversar” em inglês. “É um estado grande com uma empresa grande, então está na hora da gente entrar em entendimento para um ajudar o outro”, disse ele, que estava acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
*Com informações blogdohiellevy