Menu

TSE celebra acordo com Anatel para tirar fake news do ar com mais rapidez

Compartilhe

Objetivo é evitar 'desinformação' e pôr em risco o processo eleitoral

Os presidentes Alexandre de Moraes (TSE) e Carlos Baigorri (Anatel) assinaram um acordo para agilizar a remoção de “fake news” do ar.

“A partir de agora, a integração eletrônica vai deixar a comunicação mais ágil e eficiente”, informou o TSE, na terça-feira 5. “Antes, as determinações de retirada de sites do ar por disseminação de informações prejudiciais ao processo eleitoral eram enviadas por meio de oficiais de Justiça.”

Acordo com o TSE para remover fake news

tse psol fundo partidário
O ministro Alexandre de Moraes, durante palestra sobre Direito Financeiro no ll Congresso Internacional de Direito Financeiro e Cidadania que acontece no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – 06/10/2023 | Foto: Adailton Damasceno/Estadão Conteúdo

De acordo com Baigorri, no ano passado, a Anatel recebeu diversas determinações do TSE para retirar do ar sites, conteúdos e aplicativos que estavam “disseminando desinformação e pondo em risco o processo eleitoral”.

O presidente da Anatel explicou que esses pedidos eram enviados, por meio de oficiais de Justiça. “Isso fazia com que o processo fosse mais moroso”, observou. “O acordo de cooperação serve para integrarmos os nossos sistemas para que toda essa comunicação seja mais fluida, de forma eletrônica, para que a Anatel possa dar cumprimento às decisões da Justiça Eleitoral da forma mais rápida possível, protegendo, assim, o eleitor e as eleições.”

Segundo o TSE, a Anatel e a Corte deverão monitorar a tratativa com “representantes institucionais” e manterem-se fieis ao “cumprimento das obrigações de cada um”.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress