Menu

“MAQUIAGEM” Após entrega de ALGUNS ônibus novos, população espera melhorias no transporte coletivo em Manaus

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
"MAQUIAGEM"

Uma enquete feita nas redes sociais do Foco no Fato nesta sexta-feira (17) mostrou que 73% da população de Manaus considera péssima a qualidade do transporte, mesmo após a prefeitura renovar 35% da frota de ônibus e colocar 315 novos veículos em circulação na capital.

Segundo os usuários que participaram da consulta online, a maioria dos veículos está em condições degradantes, sem estrutura adequada, ficando “no prego” no meio do caminho, deixando a população. Dos veículos que possuem assentos, a maioria estaria quebrada.

Veja a foto abaixo em que o ônibus estava “no prego” e população teve de subir a ladeira.

O auxiliar administrativo Pedro Ribeiro usa o transporte coletivo todos os dias para ir à escola e pela noite, quando vai assistir aulas de um curso profissionalizante. Ele relata que sempre o ônibus fica sem combustível na zona Leste.

“Quando ele sai do t2 (Terminal de Integração) para seguir pra zona Leste, sempre fica no prego ali perto do Shopping Studio 5. Quase todo dia é isso, a gente tem que descer do ônibus tarde da noite e esperar outro ônibus vir correndo risco de ser assaltado na rua. Quando não acontece dentro do ônibus mesmo”, ressalta o estudante.

Novos ônibus
Segundo dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, IMMU, 315 novos veículos foram inseridos na frota de transporte coletivo de Manaus na gestão de David Almeida. A cidade tem um total de 1.166 veículos de transporte coletivo, ou seja, pouco mais 35% da frota teria sido renovada. Porém, os moradores dizem que não veem isso na prática.

“Os ônibus da Compensa não foram renovados. A gente só tem ônibus velho pra cá, aqueles caindo aos pedaços e sem ar-condicionado”, reclama uma moradora da Compensa 1, zona Sul de Manaus.

Mobilidade

Trânsito caótico, ciclovias inacabadas e ônibus lotados são reflexos de uma capital que ainda sofre com a falta de políticas administrativas e de projetos efetivos de mobilidade urbana.

A frota de 1.166 ônibus existente em Manaus é distribuída em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, somando-se à zona rural. O número de ônibus se mostra insuficiente, se for levado em consideração o número diário de mais de 500 mil passagens pagas diariamente, para todas as zonas da cidade.

Para o professor Geraldo Souza, do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), não há compatibilidade entre o número de pessoas que compõem a população e as alternativas de transporte público de Manaus.

“Nós ainda estamos usando o ônibus convencional na maior parte da cidade. Os ônibus circulam quase que exclusivamente por corredores mistos (ônibus e outros veículos circulando). Não há um transporte coletivo capaz de responder adequadamente a demanda de Manaus”, comenta.

Para o professor, o transporte público de Manaus será um dos grandes desafios do próximo gestor da cidade.

plugins premium WordPress