Como costuma alardear pioneirismo em tudo que faz na sua gestão a frente da Prefeitura de Manaus – na quase totalidade das vezes, é muita lambança pra pouca ação -, o prefeito David Almeida (Avante), nesse caso específico do bloqueio […]
Representantes do Sindicato querem saber se estão sendo usados os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a realização da festa.
A Prefeitura de Manaus anunciou vai comemorar, no próximo sábado (18), o Dia dos Professores e o Dia do Servidor Público Municipal, no Sambódromo com sorteio de brindes e shows musicais. As comemorações das datas oficiais, 15 e 28 de outubro, respectivamente, foram adiadas, segundo a Prefeitura, em razão da fumaça que, naquela ocasião, encobria a cidade.
A decisão de unificar as duas festas partiu do prefeito David Almeida (Avante), o mesmo que decidiu realizar o Aniversário da cidade, com os cantores Joelma e Thierry, evento que contou com centenas de pessoas em meio à fumaça.
De acordo com o documento divulgado pela Asprom, a promoção da festa é apontada pelo Sindicato como “farra com os recursos públicos”. Enquanto isso, o Sindicato pede melhorias nos salários, condições de trabalho e formação de docentes. O documento finaliza com a reivindicação “Fora a política do pão e circo!”.
Em junho deste ano, os professores da rede municipal receberam reajuste salarial de apenas 4,5%, valor bem abaixo do pleiteado pela categoria, que era de 15%.
O coordenador jurídico da (Asprom Sindical), professor Lambert Melo, explicou, na época, que só a data-base (correção salarial com base na inflação) representava 3,83%, ou seja, a contraproposta oferecida pelo Executivo Municipal teve um aumento real de salário de apenas 0,67%.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA
No próximo dia 18/11/23, a Semed/Manaus vai realizar mais uma farra com o dinheiro público! A pretexto de uma pretensa ” valorização dos professores e dos servidores públicos ” vai promover um evento musical, com a participação de um cantor de nome nacional: Maurício Manieri.
Até agora a Semed/Manaus não divulgou em nenhum lugar quanto vai custar a tal programação ( está tudo sendo feito às escondidas ) e nem de onde está saindo o dinheiro para bancar esta farra.
O que é repugnante é que o Prefeito David Almeida disse que não tinha dinheiro para dar um reajuste salarial digno aos professores, oferecendo a migalha de, apenas, 4,5% de reajuste.
Mas as farras promovendo eventos com dinheiro público não param, na gestão de David Almeida.
Como não há nenhuma transparência de onde está saindo o dinheiro que está sendo usado nesta farra do dia 18/11 ( que ocorrerá no Sambódromo de Manaus ), o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus-AspromSindical protocolizou, no dia de ontem ( 14/11), no Ministério Público Estadual, um pedido de investigação para sabermos se não está sendo utilizado dinheiro dos recursos do Fundeb que deveriam ser utilizados para melhorar os salários dos trabalhadores em Educação.
Esperamos que o Ministério Público seja diligente e ágil, para evitar a utilização incorreta dos recursos públicos destinados à Educação.
Assim que tivermos uma resposta do Ministério Público Estadual, estaremos divulgando à nossos seguidores.
A DIRETORIA.