Como forma de oferecer um leque variado de modalidades esportivas à população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), coordena o programa “Manaus Esportiva”, que oferece aulas gratuitas em 18 núcleos espalhados pela capital amazonense.
Aos interessados em participar de aulas de basquete, a prefeitura conta com um espaço ideal: a “Casa do Basquete”. O núcleo Dom Pedro, localizado na zona Centro-Oeste da cidade, tem turmas de segunda a quinta-feira, para alunos de 10 a 18 anos de idade, do público masculino e feminino.
Há duas turmas em atividades de segunda a quinta-feira, em turnos distintos. Segunda e quarta-feira, das 9h às 10h30, os alunos têm aulas de basquete 5×5. Já na terça e quinta-feira, das 14h às 15h30, as aulas são de basquete 3×3.
O ginásio foi revitalizado em maio deste ano para oferecer uma boa estrutura em prol do desenvolvimento da modalidade, reforçando a parceria da FME com a Federação de Basketball do Amazonas (Febam). O coordenador do núcleo, Bruno Parente, fala da importância da reforma no local, e dos frutos que tem colhido, como atletas evoluindo e se qualificando para disputar grandes competições da modalidade.
“A praça do Dom Pedro foi revitalizada e o ginásio foi contemplado com a pintura das arquibancadas, da parede, alguns reparos no bebedouro e nos banheiros para que houvesse uma melhora aqui na parte estrutural do nosso núcleo. Daqui, ano passado, saiu um atleta que foi jogar o campeonato brasileiro sub-18. Neste ano, nós tivemos três atletas que estão na seleção amazonense sub-16, que foi campeão regional e a grande maioria dos atletas participam das competições da federação por clubes”.
Além do basquete, o núcleo Dom Pedro também oferece aulas diárias de ginástica comunitária e atividades voltadas ao público da terceira idade. Os interessados em participar devem comparecer ao local com documento de identificação e declaração escolar para efetuar a inscrição na atividade desejada.
O venezuelano Josué Hernández é um dos alunos de basquete do núcleo Dom Pedro, e relata a felicidade de poder compartilhar aprendizado e diversão com os colegas nos treinos. Aos 15 anos de idade, ele sonha em ser um atleta profissional.
“Aqui é muito bom, muito divertido. O professor Bruno me ensinou muito. Estou me preparando para me tornar um jogador profissional um dia. Meus colegas são legais”.